terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Filmes

Uma forma muito interessante para se trabalhar este tema com alunos a partir do 6° ano (Fundamental II) e Ensino Médio é através de filmes.
Vamos indicar aqui algumas sugestões de filmes com sinopse, ficha técnica, classificação etária e link do trailer.
Lembrando que existem muitos filmes que tratam do assunto,  com abordagens que vão desde comédias até terror. Os que iremos indicar aqui são para serem trabalhados em sala de aula.
Os outros com uma aobordagem mais pesada e direta serão indicados em outro post.

Meninas Malvadas:
Cady Heron (Lindsay Lohan) sempre viveu viajando. Tendo vivido na África e estudado com a mãe em casa, ela pisa pela primeira vez num colégio só quando vai cursar o Ensino Médio na Escola North Shore, numa pequena cidade do Illinois. É nesse ambiente selvagem que ela tem de aprender as regras da escola até que ela cruza o caminho da líder de uma das piores espécies: a "Abelha-Rainha", que lidera o grupo de garotas fofoqueiras (e populares) nessa escola, a fria e calculista Regina George (Rachel McAdams). As duas travam um jogo de aparências quando Cady se apaixona por Aaron (Jonathan Bennett), ex-namorado de Regina.
Ficha técnica:
Gênero: Comédia
Diretor: Mark S. Waters
Elenco: Lindsay Lohan, Tina Fey, Lizzy Caplan, Rachel McAdams, Lacey Chabert, Amanda Seyfried.
Produção: Lorne Michaels
Roteiro: Tina Fey
Duração: 97 min.
Ano: 2004
País: EUA
Classificação: 12 anos


Trecho do filme Meninas Malvadas

Comentário da Equipe: O filme é muito interessante para entender o ponto de vista das meninas e como elas costumam reagir quando se sentem ameaçadas.


Nunca Fui Beijada:
Josie (Drew Barrymore) sempre foi uma aluna exemplar. O problema é que sua dedicação fez dela uma nerd, tornando-a motivo de gozação para seus colegas. Depois de se formar em Jornalismo, Josie consegue um ótimo emprego como editora, mas o seu sonho é ser repórter. Seus chefes, no entanto, não confiam no taco da garota: acham que ela é muito ingênua e boba para ser uma boa apuradora. As coisas mudam um pouco quando o dono do veículo no qual trabalha a escala para fazer uma matéria especial sobre a vida nas escolas. Para tanto, Josie terá de se passar por uma mera colegial. Essa será a chance de ela conseguir mostrar que pode ser uma boa repórter e de exorcizar alguns fantasmas da época estudantil.

Ficha técnica:
Gênero: Comédia
Diretor: Raja Gosnell
Elenco: Drew Barrymore, David Arquette, Michael Vartan, James Franco, Molly Shannon, Leelee Sobieski, Jeremy Jordan, Jessica Alba, Marley Shelton, Jordan Ladd.
Produção: Sandy Isaac, Nancy Junoven.
Roteiro: Abby Kohn, Marc Silverstein.
Duração: 107 min.
Ano: 1999
País: EUA
Classificação: 12 anos


Trecho do filme Nunca Fui Beijada

Comentário da Equipe: Este é outro filme bem interessante e aborda os traumas sofridos pela personagem principal de forma leve e divertida.


As Melhores Coisas do Mundo:
Inspirado na série de livros Mano, de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, o filme narra o período de um mês na vida do jovem Hermano (Francisco Miguez) e seus amigos, que estudam em um colégio de classe média da capital paulistana e enfrentam os dilemas característicos da adolescência: o medo de ser o humilhado da vez, os amores, a melhor amiga, a escola que emburrece...
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Diretor: Laís Bodanzky
Elenco:Caio Blat, Paulo Vilhena, Francisco Miguez, Gabriela Rocha, Denise Fraga, Fiuk, Gustavo Machado, José Carlos Machado, Gabriel Illanes, Julia Barros.
Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Debora Ivanov, Gabriel Lacerda
Roteiro: Luiz Bolognesi
Duração: 107 min.
Ano: 2009
País: Brasil
Classificação: 14 anos


 Trecho do filme As Melhores Coisas do Mundo

Comentário da Equipe: Neste filme brasileiro lançado no ano passado, o cyberbullying é mostrado de duas formas: uma das personagens mantém um blog com fofocas; e há também a troca de mensagens comprometedoras pelo celular e a  foto de aluna em pose sensual começa a circular sem autorização. Como o filme é nacional, os adolescentes irão se identificar com as gírias e situações abordadas, despertando um interesse maior no assunto. 

**Fontes: Yahoo Cinema 
Revista Nova Escola n°223 (ed.Junho/ Julho), p.70.
Imagens: Google.
Trailers: Youtube.

Agradecimentos: Carina Ortega Ribeiro, que sugeriu o filme "Nunca Fui Beijada".

Ficam aqui algumas dicas para que em 2011 seja possível desenvolver um trabalho sobre este tema desde o início do ano letivo.

Até a próxima!
Equipe Procob

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Agradecimentos

Nosso blog foi apresentado nos dias 28 e 29/10 para as turmas A e C do nosso curso de Pedagogia na Uniso (Universidade de Sorocaba).
Ficamos felizes por nossa idéia ter sido aceita e acolhida por todos os alunos.
Por este motivo, queremos agradecer aos alunos que estão nos seguindo, aos que comentaram  e enviaram sugestões ao nosso email. Todas as sugestões serão aproveitadas e o nome de quem sugeriu será citado.
Este blog é para todos nós!
Agradecemos também à Prof. Dra. Sônia Mebius, por abrir espaço em suas aulas para que este trabalho fosse divulgado.

Mais uma vez, agradecemos o apoio!

Equipe Procob

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cartilha elaborada pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça elaborou uma cartilha que visa ensinar educadores, funcionários de instituições de ensino e pais a identificarem sinais de violência contra estudantes.
Abaixo está o link da cartilha para quem se interessar em baixá-la e conferir o material.

Cartilha CNJ - link para baixar

Até a próxima!
Equipe Procob

sábado, 23 de outubro de 2010

Curta "A Peste da Janice"

Este é um curta muito interessante produzido no Brasil em 2007.
Foi apresentado em diversos festivais e ganhou vários prêmios*:
Menção Honrosa ABD&C no Curta Cinema 2007
Prêmio Porta Curtas no Curta Cinema 2007
Menção especial no Festival de Cine Iberoamericano de Huelva 2007
Melhor direção no Festival de Gramado - Mostra Gaúcha 2007
Melhor Fotografia no Festival de Gramado - Mostra Gaúcha 2007
Melhor Montagem no Festival de Gramado - Mostra Gaúcha 2007


Vale a pena assistir e observar como as meninas geralmente costumam praticar o Bullying contra outras colegas de classe. 
Link do curta "A Peste da Janice"

*(Fonte: Porta Curtas)


Até a próxima!
Equipe Procob


Mais informações sobre a campanha "Barulho do Silêncio".

Para aqueles que se interessaram pela campanha "Barulho do Silêncio", divulgada neste blog, buscamos mais informações no site e soubemos que esta campanha foi lançada oficialmente dia 23 de Agosto de 2010.
E o documentário "Borboletas em Vôo" encontra-se atualmente em produção.
Para mais informações, entrem no site e ajudem a divulgar a campanha!
Bivolt Produções


Até a próxima!
Equipe Procob

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Campanha "Barulho do Silêncio"

Nas nossas "andanças" pela internet, encontramos outro vídeo extremamente interessante! Foi enviado para o programa Altas Horas e é o trecho do documentário sobre bullying "Borboletas em Vôo". Gostamos muito da proposta da campanha, como está na descrição abaixo, que apoia, incentiva e mostra a importância das pessoas que sofrem de bullying não se calarem, algo que já tínhamos postado anteriormente.

*"Borboletas em Vôo" é um dos pontos fortes da campanha Barulho do Silêncio, idealizada pela Bivolt Produções e Sagarana Comunicação.
A idéia central é fazer barulho mostrando como ficar em silêncio pode ser perturbador para quem sofre de bullying, evidenciando a necessidade de colocar pra fora e falar sobre o problema.
Para acessar o site da campanha, visite:
www.barulhodosilencio.com.br e veja todo o conteúdo sobre bullying, vídeos, notas de produção do documentário, relatos, depoimentos e artigos.

Ficha Técnica do documentário:
Direção: Luiza Rudge Zanoni
Câmeras: Sharon Eve Smith e Evandro Goy
Direção de Fotografia: Sharon Eve Smith
Captação de Áudio: Evandro Goy
Still: Sharon Eve Smith e Evandro Goy
Edição e Finalização: Bruno "Rasta" e Priscila Lima
Produção: Bivolt Produções 

Cenas do documentário sobre Bullying "Borboletas em Vôo"

*(Fonte: Canal Bivolt Produções)

Até a próxima!
Equipe Procob

Vídeos.

Existem programas muito interessantes na televisão, um deles é o "Altas Horas" da rede globo que é apresentado pelo Serginho Groisman. Pesquisando alguns vídeos, acabamos encontrado vários programas que ele discutiu com a platéia e com profissionais à respeito do Bullying.
Pelo que entendemos, tudo começou no programa do dia 01/05/2010, que ele comentou sobre o Bullying e abriu o microfone para alguém da platéia dar o seu depoimento e nos chamou a atenção o relato de Felipe Matos, que contou sua história. Diante disto, Serginho Groisman anunciou que o programa faria uma campanha contra o Bullying e a partir daí, os programas seguintes passaram a apresentar relatos e entrevistas. São muito interessantes e vale a pena assistir e indicar.
Seguem os links:
Programa Altas Horas (01/05/2010), depoimento de Felipe Matos

Programa Altas Horas (01/05/2010), entrevista com mãe de criança que sofreu bullying

Programa Altas Horas (29/05/2010), entrevista com a psiquiatra Ana Beatriz Silva

Programa Altas Horas (26/06/2010), entrvista com Isabela Nicastro

Até a próxima!
Equipe Procob

Sugestões de matérias.

Como este tema é algo recorrente na atualidade, não faltam matérias e entrevistas muito interessantes para quem quer se inteirar do assunto e ver o ponto de vista de profissionais ligados à área da educação.
Segue abaixo um link com várias matérias publicadas no site e na revista Nova Escola. Lembrando também que a edição impressa n°233, de Junho/Julho de 2010 traz como capa uma interessantíssima reportagem sobre "Cyberbullying".
Site da revista Nova Escola

E também encontramos uma reportagem muito interessante, que aborda o outro extremo do Bullying: quem pratica. O portal Ig Delas tratou deste delicado assunto contando com a opinião de profissionais renomados, como o psiquiatra e terapeuta Içami Tiba. Vale a pena ler, pois sempre vemos o lado de quem de sofre e conhecer o lado de quem pratica pode ser uma alternativa para ir até a raiz do problema.
Reportagem portal Ig Delas


Até a próxima!
Equipe Procob

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tirinhas

Uma forma de trabalhar este tema com as crianças é utilizar algum recurso que seja reconhecido por elas, algo que elas identifiquem e compreendam.
Uma forma interessante é mostrar histórias em quadrinhos, que em geral as crianças adoram, e fazer um debate sobre a história e situação abordada por ela.
Desta forma, as crianças irão entender melhor a proposta a ser trabalhada, além de ser um modo criativo e diferente.
Mas não são todas as histórias que abordam o Bullying, pensando nisso, postamos aqui três tirinhas do personagem Calvin (criado por Bill Watterson) passando por situações disciminatórias no cotidiano escolar.
Vale lembrar também que Calvin é um personagem muito divertido, e que nem todas as crianças devem conhecer. Está aí a oportunidade de apresentar um novo personagem à turma! Indicamos estas tirinhas tanto para o Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).




(Dica: para ver a imagem maior e para salvar, clique nela.)
Fonte: Site da Revista Nova Escola. (http://revistaescola.abril.com.br/)

Até a próxima!
Equipe Procob

Entrevista com Ana Beatriz Barbosa

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora do best-seller "Mentes Perigosas" (Editora Fontanar), que fala sobre o Bullying, deu uma entrevista ao portal Ig Delas (14/05/2010), onde esclarece os aspectos mais comuns sobre o Bullying e comenta alguns trechos do livro.
Abaixo, segue o link da entrevista, e para quem interessar, segue também a mesma salva em arquivo do word, para quem quiser guardá-la ou usá-la em algum trabalho sobre o tema.
Link da entrevista
 
Baixar arquivo (clicar no retângulo azul - baixar agora)


Até a próxima!
Equipe Procob

Indicações

Regularmente, estaremos postando materiais de apoio e sugestões de filmes e atividades que podem ser trabalhadas não só nas séries iniciais, mas também no Ensino Fundamental II (6° ao 9°), pois o Bullying é algo que, infelizmente, atinge crianças e adolescentes em idade escolar variada.
Nosso intuito é auxiliar, e aceitamos sugestões de textos, vídeos, filmes e demais materiais que possam auxiliar o educador a desenvolver alternativas de lidar com este tema delicado e tão recorrente na escola atual.
Para sugestões, dicas e o que mais queiram falar, podem usar a seção de comentários deste blog, ou se preferirem, entrem em contato conosco pelo email: procobsorocaba@gmail.com
Todos os emails enviados serão, dentro do possível, respondidos.

Uma forma de sabermos se o nosso trabalho está indo bem é através da "pesquisinha" anexa abaixo do post, pedimos a gentileza de, ao visitar nosso blog, clicar na opção que corresponde ao seu nível de satisfação.
Contamos com a participação de todos!


Até a próxima!


Equipe Procob

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Apresentação

Somos alunas do curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e estamos no 7° semestre. A pedido da Prof. Doutora Sonia Mebius, da disciplina "Educação e Diversidade" desenvolvemos um projeto de prevenção do Bullying, que como todos sabemos, é uma forma de violência simbólica que está presente em todas as escolas, tanto no Brasil como no mundo todo.
Este projeto seria para escolas de 1° ao 5° ano (Ensino Fundamental I), atingindo crianças entre 6 e 11 anos de idade.
A partir disto, começamos a pensar em uma proposta diferente da tradicional, visando abordar o tema de forma interessante e chamativa. Assim nasceu o PROCOB, Programa de Combate ao Bullying, que tem como inspiração o PROERD (Programa de Resistência e Combate às Drogas e à Violência) da Polícia Militar, que por meio de apostila e histórias que falam do cotidiano, procura estimular as qualidades da criança, valorizando o que ela tem de melhor e instruindo dos perigos que as drogas representam.
O PROCOB ainda está em desenvolvimento, e em breve postaremos mais informações, como aulas, vídeos, entrevistas e diversos materiais relacionados ao Bullying.
Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com outros educadores e profissionais ligados à area da Educação.


Nos veremos em breve!




Equipe:
Andréa Justini,
Lília Scaciotta,
Lucinéia Nascimento,
Mariana Rocha e
Rosineide Dutra.